Medicina depois dos 40





Por :Célia Rangel 


“Eu costumo dizer que a Fisioterapia é a minha paixão, no entanto, a Medicina é algo visceral, que pulsa diferente, pulsa muito forte dentro de mim.  Estou feliz demais com minha decisão. E não vejo a hora de poder associar essas duas ciências e, acima de tudo, conseguir trazer o melhor benefício para o paciente”, ressaltou Frederico Clemente (Fred), fisioterapeuta e acadêmico do curso de Medicina.  

E você, também passou dos 40, já tem uma graduação, mas deseja fazer outro curso para uma realização profissional maior? Ou quem sabe tem vontade de entrar na faculdade? O que está esperando? Precisa de incentivo para tomar a decisão? Então, inspire-se na história de Fred, que em 2017, com 43 anos, depois de 19 de formado, decidiu encarar a Medicina e está realizando seu grande sonho. 

De acordo com o fisioterapeuta, antes mesmo do vestibular, em 1998, já estava bem definido dentro dele a escolha por um curso da área da saúde, pois o cuidar do outro sempre o atraiu. E, à medida que foi se informando sobre as possibilidades, sobre o trabalho realizado pelo fisioterapeuta, se sentiu   completamente envolvido, tanto que se candidatou a uma vaga no curso oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A aprovação o encheu de alegria. 

Frederico falou acerca da sua realização. 

“Durante os períodos, o envolvimento se consolidou. A identificação com o curso crescia cada vez mais, principalmente a partir do segundo ano, quando tiveram início as aulas práticas em laboratório, e depois ainda mais com o estágio supervisionado, em que passou a ser possível o contato com as pessoas de forma mais próxima, aplicando técnicas voltadas para o   toque terapêutico, que, para mim, é um dos momentos mais importantes e gratificantes no exercício da profissão”, acrescentou. 

Sedução  

Embora seja realizado como fisioterapeuta, confessou que a Medicina nunca saiu de sua cabeça. Fred foi vencido pela sedução. Decidiu não mais resistir e se entregar.  Não teve como fugir desse chamamento. “Sabe quando você está realizado e feliz porque ama aquilo que faz? Pois é! A cada dia estou mais encantado pela minha nova profissão” vibrou. 


Sonho / Realidade 

“Cursar Medicina é um grande desafio, um dos maiores da minha vida. A rotina é muito puxada e deve ser assim mesmo. Para os que são mais jovens e que apenas estudam já é difícil, imagina para mim, que também trabalho, sou casado, tenho uma filha, tenho meus pais. Conciliar tudo isso exige muita determinação, dedicação, organização e disciplina. Fora a situação que estamos vivendo por causa da pandemia, que impacta todos nós, de forma mais desafiadora, os profissionais da área da saúde. Mas eu digo para vocês que essa jornada, com todos os percalços, está valendo a pena demais. Sinto-me feliz, realizado e me enriquecendo como ser humano”, salientou. 

Para finalizar, Fred deixa um recado aos leitores.

 “Nunca desista dos seus sonhos. Não os perca de vista. Quebre paradigmas: tempo, idade, certezas e outros!”. 

E aí? Gostou deste conteúdo?  Dê sua opinião. Interaja com o Oh, que saúde! É importante sua participação. 

 


9 comentários:

  1. Parabéns Frederico, sempre falo, nunca é tarde pra começar.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela determinação e força!!!!

    ResponderExcluir
  3. Você é uma pessoa excepcional! Um orgulho para todos que o admiram pelo guerreiro que é! Parabéns, que Deus continue abençoando e iluminando seus passos, que consiga realizar todos os seus sonhos! É referência para Maria Augusta...

    ResponderExcluir
  4. Sempre te admirei, tinha certeza que você consegueria, lutadorParabéns, Deus no controle

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Já sou graduada e medicina sempre foi meu sonho..mas já passei dos 40 dá muito medo.

    ResponderExcluir
  6. graduei, fiz mestrado e doutorado, mas quero fazer Psicologia que sempre foi minha paixão... seu testemunho de vida e de trabalho inspirou-me.

    ResponderExcluir
  7. Estou concluindo Psicologia, mas quero iniciar a medicina também meu próximo passo sou apaixonada pela área da saúde ajudar o Próximo! Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Oi, hoje estava buscando referencias de quem fez medicina mais tarde na vida. E você foi uma delas. Gratidão

    ResponderExcluir