![]() |
Foto: SES- PB/ 1°Paraibana vacinada contra o Covid |
Por: Célia Rangel com colaboração de Michella Nunes
O ano de 2020 foi atípico e difícil para todos. De repente, nos deparamos com a realidade dura e fria da pandemia. O Coranavírus chegou “tocando terror”, matando em ritmo acelerado e apavorante. As dores foram se acumulando, gerando transtornos como estresse, ansiedade e profunda tristeza. Há quase um ano estamos vivendo assim. As orientações de psicólogos e psiquiatras recomendam equilíbrio e sensatez para enfrentar um problema dessa dimensão.
Ao longo desses meses, ouvimos relatos de pessoas, às vezes bem próximas, que perderem entes muito queridos para a Covid, como é o caso da jornalista Carla Silva que, no ano passado, sofreu com o impacto da perda de uma parente.
“Minha tia, Terezinha Silva, 74 anos, morava no Rio Grande do Norte. Era uma mulher forte e guerreira que lutou contra um câncer e saiu vencedora. Porém, não resistiu ao Coronavírus”, relembrou.
As mortes entre os profissionais da saúde que trabalhavam na linha de frente também entristecem todos. Nos últimos dias, aqui em João Pessoa, mais um médico morreu por causa de complicações decorrentes da doença. Morreram também enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros.
“No início de maio de 2020, fui contaminada na Unidade de Terapia Intensiva do hospital onde trabalho. Foram momentos difíceis. Até hoje sofro com as sequelas como pico hipertensivo e cansaço. Mas, graças a Deus, voltei a trabalhar. E agora, com a chegada da vacina, me sinto revigorada e cheia de esperança. A expectativa é que, aos poucos, a vida volte ao normal”, frisou Maria de Lourdes Costa, enfermeira da linha de frente no atendimento a pacientes com Coranavírus, vacinada na semana passada.
Vacinação mundo o cenário
A fala de Celina Souza, atendente de farmácia, retrata bem o sentimento da população brasileira nesse momento tão significativo. A impressão é que as pessoas passaram a se alegrar novamente.
“Estou me sentindo animada, motivada. A vacinação está impactando muito positivamente na minha saúde psicoemocional”, disse emocionada.
Contextualizando a vacinação em João Pessoa- PB
João Pessoa segue cumprindo o cronograma de vacinação com os grupos prioritários. Na quarta-feira (27), os idosos acamados a partir de 80 anos começaram a receber as doses. E, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação voltada para o grupo que engloba as pessoas acima de 60 anos que também têm comprometimento de mobilidade, será agendada.
Canais disponibilizados
Os canais destinados ao agendamento para pessoas com o perfil acima citado são o telefone de número (83) 3214-7149, assim como o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), na Rua Miguel Bastos Lisboa, nº 115, Miramar. João Pessoa- PB. O horário de atendimento para o agendamento referente a esses casos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h. Além disso, as Unidades de Saúde da Família (USF) contam com agentes disponíveis para prestar informações.
Médico fala da importância da vacinação
O médico Adriano Quirino, já vacinado, que trabalha em hospitais de João Pessoa, falou desse momento.
“A chegada da vacina representa a esperança de acreditarmos num futuro mais seguro. É tudo o que esperávamos e precisávamos. Estamos vivendo um momento muito importante. Quando chegar a sua vez, vacine-se. Porém, deve-se lembrar que, mesmo vacinado, não se deve relaxar no que diz respeito às medidas preventivas.”, ressaltou.
Números de casos confirmados da doença/mortes no mundo – dados atualizados em 26 de janeiro de 2021 pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mundo
99.363.697 casos confirmados
2.135.959 mortes
Região Africana
2.491.201 casos confirmados
58.805 mortes
Região das Américas
43.985.015 casos confirmados
1.011.207 mortes
Região Europeia
33.262.705 casos confirmados
715.380 mortes
Região do Mediterrâneo Oriental
5.551.495 casos confirmados
131.706 mortes
Região do Pacífico Ocidental
1.366.457 casos confirmados
23.598 mortes
Região do Sudeste Asiático
12.706.079 casos confirmados
195.250 mortes
Fontes
- Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa
- OPAS
- OMS
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe, pois a informação deve empoderar muitas pessoas.
Informações top, amei a matéria, muito importante para toda população 👏🏽
ResponderExcluirÓtima matéria, a vacina é a esperança de qu tudo isso vai passar logo🙏
ResponderExcluir