A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi criada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Foi lançada mundialmente em 1991 e no Brasil em 1992, sendo o primeiro hospital o Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIPE). Aderiram à iniciativa 140 países do mundo e atualmente já são cerca de vinte mil Hospitais Amigos da Criança.
Para se tornar um Hospital Amigo da Criança é necessário seguir alguns critérios, entre eles:
• Implantar os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno;
• Cumprir a Lei nº 11.265, de 03 de janeiro de 2006, e a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL);
• Normatizar a implantação das Boas Práticas de parto e nascimento (OMS_96), através do Critério Global Cuidado Amigo da Mulher;
• Garantir permanência da mãe ou pai, junto ao recém-nascido, durante as 24 horas, e livre acesso a ambos ou na falta destes, ao responsável legal (portaria nº 930 /2012)
Avaliando o cumprimento destes requisitos, o hospital que tiver o interesse em receber o título Hospital Amigo da Criança deve seguir o roteiro para a habilitação. O passo inicial é a apresentação de requerimento através do endereço eletrônico www.saude.gov.br/crianca fazendo o preenchimento dos formulários que estarão disponíveis no sistema de informação do Ministério da Saúde. Após mais quatro passos o hospital é certificado, cabendo ao novo Hospital Amigo da Criança realizar o monitoramento anual e receber a avaliação trienal de forma presencial pelas Secretarias de Estado da Saúde.
Ao final da reavaliação trienal, os avaliadores responsáveis informam ao gestor do hospital ou equivalente, em reunião com toda a equipe, o resultado preliminar e registram os respectivos dados no SIS-HIAC, que ficarão disponíveis no sistema de responsabilidade do Ministério da Saúde e disponibilizados às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e ao hospital reavaliado.
Ser um Hospital Amigo da Criança é assumir um compromisso com a vida, humanização e qualidade. Ao vestir a camisa do aleitamento materno o hospital contribui com a redução da mortalidade infantil, com o desenvolvimento socioeconômico, entre outros benefícios à população.
Você já sabia disso? Deixa seu comentário e compartilha esse texto com os amigos que gostariam de receber essa informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário