Fake News sobre Novo coronavírus confunde internautas



O grande volume de falsas informações sobre a grave infecção causada pelo Novo coronavírus (COVID19) geradas nas redes sociais vêm causando pânico nos internautas. Por isso, as orientações sobre a doença devem ser checadas junto aos órgãos competentes.









Fakes que mais chamaram a atenção:


O coronavírus foi espalhado propositalmente pela indústria farmacêutica ou para controle populacional.

A informação é falsa, de acordo com especialistas, esse tipo de teoria da conspiração não faz sentido, uma vez que é um vírus incontrolável, e a própria indústria farmacêutica ainda não tem medicação ou vacina contra ele.

Tomar solução salina para prevenir o coronavírus

Outra informação falsa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desmente, pois o coronavírus contamina o sistema respiratório, que não pode ser higienizado lavando a boca.

Objetos trazidos da China são os principais vetores do Novo conavírus

A notícia é falsa. O vírus geralmente não sobrevive muito tempo fora do corpo de seres vivos. A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) tem monitorado os portos, aeroportos e fronteiras.

Esses são alguns exemplos de muitos Fakes. Fique ligado: É preciso estar atento para não cair nas armadilhas das Fake News. O crescimento dessas “notícias” é preocupante, tanto que o Ministério da Saúde disponibiliza uma página com informações sobre a doença e também um número de telefone: (61) 9. 9289-4640. Além disso, a Fiocruz (Fundação Instituto Oswaldo Cruz) orienta lançando mão de uma cartilha. 

Antes de compartilhar qualquer conteúdo sobre o COVID19, consulte as informações nos órgãos oficiais. Lembrando: a veiculação de notícias falsas configura crime, e ainda, as pessoas podem entrar em pânico. Cuidado. Proteja-se dessas armadilhas.

Confira os boletins atualizados sobre o Novo coranavírus Ministério da Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário