Por: Meyri Gomes
Em tempos de crise, solidariedade e empatia são sentimentos que devem nortear as nossas atitudes individuais para um bem estar coletivo.
Agora é hora de todos serem consciente, colaborar com a prevenção individual e coletiva, orientar os familiares e amigos, proteger os idosos e ser solidário. Juntos é que conseguiremos o êxito tão desejado, a vitória contra o novo Coronavirus.
⭕ Caso esteja contaminado ou esteja convivendo com alguém que diagnosticado com o Covid-19. Segue as orientações abaixo:
✔️ Fique em isolamento domiciliar.
✔️ Utilize máscara o tempo todo.
✔️ Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
✔️ Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.
✔️ Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
✔️ O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
✔️ Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.
⭕ Caso o paciente não more sozinho, os demais moradores da devem dormir em outro cômodo, longe da pessoa infectada, seguindo também as seguintes recomendações:
✔️ Manter a distância mínima de 1 metro entre o paciente e os demais moradores.
✔️ Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também.
✔️ Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.
⭕ Serviço de Saúde
Procure um serviço de saúde apenas se apresentar falta de ar.
⭕ Todas as orientações seguem as recomendações do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário