Low Carb: A Dieta queridinha do momento






 Por : Joceane Gomes 

Você já ouviu falar na dieta low carb? Não? Ela é a sensação do momento no mundo das dietas e muito utilizada pelos famosos para conseguir o emagrecimento desejado em um curto período de tempo. A dieta também faz parte da vida dos diabéticos, tendo em vista que é um regime alimentar em que se reduz o consumo de carboidrato (açúcar), o nutriente que fornece energia ao corpo e que está presente em alimentos como pães, massas, cereais, tubérculos, frutas, doces etc. Para compensar essa diminuição, deve-se aumentar a ingestão de proteínas e gorduras consideradas boas.

A nutricionista especialista em dietas low carb, Jéssica Alves, explica que, apesar de ser muito popular nas academias, é sempre bom lembrar que tudo precisa ser feito com o auxílio de uma profissional da área. 

“Antes de começar dieta low carb ou qualquer outra, as pessoas interessadas precisam do acompanhamento de um profissional que assegure um estilo de vida saudável e sem surpresas desagradável”, explica.

Jéssica relatou que a dieta low carb propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos. A orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já no método low, a ingestão diminui entre 45% a 5% do que é consumido em um dia.

“Devemos pensar que cada indivíduo pode reagir de forma diferente ao fazer uma dieta com baixo teor de carboidratos, por isso, a importância de procurar um bom profissional para guiar esse regime alimentar. Em alguns casos, os adeptos  podem apresentar irritabilidade, ansiedade, problemas intestinais, mal-estar, cansaço, mal hálito e fraqueza. Somente com um acompanhamento profissional será possível determinar um equilíbrio alimentar”, descreve.

A nutricionista disse ainda que, como tudo na vida, a dieta também oferece benefícios, tendo em vista que previne diabetes, já que propõe ingerir apenas carboidratos com índice glicêmico baixo ou moderado, isto pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 e controlar o tipo 1. Proporciona saciedade, considerando que as melhores fontes de carboidratos são aquelas que também possuem fibras, como os produtos integrais. Além disso, auxiliam na perda de peso, pois, os carboidratos podem ser aliados quando consumidos de forma correta.

A estudante Fernanda Alves é adepta da dieta low carb há três anos e fala dos benefícios que encontrou no regime alimentar. 

“Eu sempre cuidei da minha saúde, pois, aos 13 anos descobri a diabetes tipo 1, desde então, minha mãe sempre me orientou a cuidar ainda mais da minha alimentação. Quando cresci, pesquisei várias técnicas que pudessem me auxiliar a ter uma vida mais saudável, foi então que comecei a ler muito sobre a low carb e, depois de conversar com meu médico endocrinologista e com a nutricionista, comecei a fazer. A dieta não é uma mágica e significa que você deve reduzir o consumo de carboidratos, não cortá-lo completamente, afinal, eles são um dos três macronutrientes principais para o nosso organismo, junto com as proteínas e os lipídeos (gorduras)”, frisa.

 Já o profissional de Educação física Kalwan Felipe, conhece a dieta low carb, mas prefere seguir o ainda pouco conhecido, mas bem praticado nas academias, Jejum intermitente, que é um método de emagrecimento usado para intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize estoques de gordura e, com isto, haja uma perda de massa gorda. 

“Comecei a fazer o jejum com acompanhamento profissional e sigo até hoje. Sinto vários benefícios como: mais disposição, clareza mental, controle da glicemia e insulina. Por isto, recomendo para outras pessoas, contudo, sempre com acompanhamento de um bom profissional”, destaca.

Alimentos permitidos da dieta low carb

- Cortes magros de boi, porco e frango;

- Peixes e frutos do mar;

- Ovos;

- Verduras: folhas verdes (alface, agrião, couve, espinafre, rúcula) e vegetais não amiláceos (brócolis, couve-flor, rabanete, berinjela);

- Frutas com baixo índice glicêmico: abacate, amora, cereja, morango, mirtilo;

- Laticínios: queijo, manteiga, creme de leite e iogurte sem adição de açúcar;

- Nozes,  amêndoas, castanhas e sementes (chia, linhaça, gergelim, semente de abóbora);

- Gorduras e óleos: azeite de oliva, óleo de coco, banha e óleo de peixe;

- Bebidas: chá, café e água.


Alimentos proibidos

- Alimentos ricos em carboidratos refinado: massas com farinha branca, pão branco, doces, bolachas, refrigerantes, sorvetes, suco de frutas e outros produtos que recebem adição de açúcar;

- Grãos com glúten: trigo, cevada e centeio;

- Embutidos e carnes processadas: bacon, linguiça, salsicha, mortadela, salame etc.

Carnes com camada de gordura aparente: picanha, cupim, costela, frango com pele;

- Alimentos com gordura trans: margarina, biscoitos e salgadinhos de pacote (essas gorduras também podem aparecer no rótulo como “gordura hidrogenada” ou “gordura parcialmente hidrogenada”);

- Alimentos industrializados em geral.

 

Mais informações sobre a dieta low carb e o jejum intermitente podem ser encontrados nos sites:

https://www.cfn.org.br/

https://www.sonutricao.com.br/

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário