Vaidade Infantil: CRIANÇA PRECISA SER CRIANÇA!


 


Ainda contagiada pelo Dia das Crianças e também por causa da grande procura nas redes sociais para tirar dúvidas sobre o assunto do mundo infantil, resolvi escrever algo a respeito do tema pra você.

A vaidade infantil está muito relacionada à beleza, porém é importante destacar que existem outros tipos de vaidades, como por exemplo, a vaidade intelectual e financeira. Não sei você, mas, a cada dia que se passa, venho percebendo que a infância está sendo perdida em detrimento da vaidade, que acaba sendo mais comum e evidente nas meninas do que nos meninos.

É comum andarmos pelas ruas, shoppings e festas e nos depararmos com crianças “mini adultas”, que perderam suas características infantis. Meninas que frequentam salão de beleza, escolhem seus sapatos e suas roupas, vestem-se como mulheres adultas, usam maquiagem, se preocupam com a aparência e acabam apresentando um comportamento que não condiz com a sua idade. Aí é onde mora o perigo, pois não possuem estruturas psicológicas para entrarem no mundo adulto!

Querer reproduzir os comportamentos da mãe, da tia e da avó, brincando de usar suas roupas, sapatos, joias e maquiagens está dentro da normalidade, quando não há exageros, levando em consideração que estas podem lhe ser referência para a vida. Até porque a vaidade pode ser apresentada de forma saudável na infância, contribuindo na construção do amor próprio, fortalecendo assim um valor que será fundamental por toda a vida, a autoestima.

Quando falo que a criança precisa ser criança me refiro que ela não precisa se preocupar com beleza, moda, estilo e combinação de peças. Ela precisa ser criança! E o que toda criança faz? Ela brinca, se diverte, rir e é feliz! Então, se você é pai ou mãe, tio ou tia, avó ou avô, não importa o grau de parentesco, permita apenas que sua criança seja criança, e de preferência, que ela seja a criança mais feliz desse mundo. Pois essa fase é muito especial, é única e seus efeitos repercutirão por toda a sua vida.

Com carinho,

Renata Toscano

Psicóloga – CRP 13/5776

Mestre em Neurociências

 


Um comentário:

  1. Tão comum nos depararmos com crianças maquiadas, vestidas de adultas que dá um medo do vem na frente com adultos precoces e problemas de adultos precoce nas nossas crianças. A mídia tb incentiva esse comportamento.

    ResponderExcluir