“Dor no corpo, febre, tosse e a garganta inflamada foram alguns dos sinais que tive quando estava gripado. Meus filhos também pegaram, no caso deles mais leve, mas estou tendo todos os cuidados para eles melhorarem logo da doença. Fazia tempo que não tinha uma gripe tão forte”. O relato é do Analista de Sistemas, Diego Caetano.
Infelizmente, Diego não foi o único vitimado pela doença, neste final de ano. Os surtos de gripe causados pelo vírus influenza H3N2 se espalham pelo país e já atingem ao menos 17 estados. Em cinco deles: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraná já foram registradas mortes pela doença.
As vacinas atuais contra a gripe aplicadas no Brasil no início de 2021 foram projetadas para enfrentar a H3N2, mas não protegem contra a chamada variante Darwin, responsável pelo aumento dos casos no país.
O surto de influenza tem levado a uma corrida aos postos de saúde. Muitos brasileiros buscam alguma maneira de tentar se imunizar contra a nova forma de gripe. A renovação das vacinas, no entanto, só é planejada para 2022, seguindo uma recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) feita em setembro de 2021. O novo imunizante já terá eficácia contra a variante Darwin.
Aqui na Paraíba, já foram registrados casos confirmados do vírus H3N2, da gripe. Os casos registrados no estado foram na forma leve do agravo e se concentraram na Capital.
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba reforça a orientação do fortalecimento das medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico, o uso de máscaras, a higiene das mãos e as boas práticas de etiqueta respiratória. Todas essas medidas são comprovadamente eficazes para controlar diversas doenças, inclusive a Covid-19.
Você sabe a diferença entre os sintomas da Covid -19, gripe e resfriado? |
|
É bem difícil! Mas, tem características que podem ajudar.
Covid-19: Febre alta, dor de garganta, alteração no paladar e olfato, tosse seca, falta de ar, diarreia, dor no corpo. Desencadeado por: contato com paciente diagnosticado com a doença;
Atenção: Para a certeza do diagnóstico é necessário fazer o exame de laboratório que é disponibilizado em unidades referentes no tratamento. Informe-se dos locais que faz os testes na sua região.
Gripe: Febre alta; Secreção nasal, Dor de cabeça; Tosse; Dores musculares e de articulações;
Resfriado: Espirro; Tosse leve; Secreção nasal, congestão nasal, Coriza; Dor/ Mal-estar, na garganta.
Dica bônus
As três doenças podem ser evitadas com simples atos, tais como: higienização das mãos com frequência, evite tocar nos olhos, nariz e boca, não ir a ambientes com pouca circulação de ar e com muita concentração de pessoas.
Gostou das dicas? Compartilha, curte e comenta. Espalhe informação e não desinformações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário