CR -
Boa tarde professora Sandra! O Oh, que saúde! agradece sua disponibilidade para
falar sobre o Plantão Psicológico, projeto tão importante.
SS
- Eu também agradeço a oportunidade de divulgá-lo.
CR - Professora Sandra, o que é o Plantão
Psicológico?
SS –
O Plantão Psicológico, existente praticamente em todo o Brasil, é uma
modalidade de atendimento da Psicologia Clínica que se caracteriza por atender à
pessoa a partir de uma demanda urgente, ou seja, quando está vivendo algo
emergencial, de sofrimento psíquico como por exemplo conflitos, problemas ligados
à perda seja de que nível for, de relacionamento com amigos, marido, esposa, filhos, no ambiente de
trabalho, dúvidas em relação à tomada de decisão, falta de motivação, questões
que foram potencializadas devido à pandemia, ansiedade, depressão e até ideação
suicida.
CR –
Além da característica acima citada, existem outras que são importantes
ressaltar?
SS –
Sim. O Plantão Psicológico normalmente acontece por uma consulta com direito a
dois retornos, para isso, existe uma escala de plantonistas durante o ano
inteiro. E, quando retorna, poderá, coincidentemente, voltar para quem lhe
atendeu pela primeira vez ou ter o atendimento realizado pela pessoa que está
de plantão. Outro destaque: tem começo,
meio e fim já pré-determinados, diferente da psicoterapia, que tem início,
porém não tem data para terminar, pois vai depender do processo desenvolvido e é
feita com um único psicólogo, uma vez por semana.
CR -
Como ter acesso ao Plantão Psicológico?
SS –
Por causa da pandemia, o acesso se dá exclusivamente pelo WhatsApp (83) 98212-4937,
sempre nas quartas-feiras, das 14 às 17h. Existe uma equipe de plantonistas
volantes que faz o atendimento. Neste ano de 2021, teve início no mês de
fevereiro e foi até a última quarta-feira (15) por causa do recesso do final do
ano, retornando no início de 2022. É importante ressaltar que, antes da
pandemia, acontecia presencialmente, não somente na Clínica Escola de
Psicologia da UFPB, mas também o serviço já foi levado para locais como o
Hospital Universitário, Parque da Lagoa e escolas.
CR –
Quantos profissionais compõem a equipe de plantonistas?
SS –
Até o ano passado, eram sete e somente profissionais vinculados ao projeto,
cadastrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e na plataforma on-line,
não sendo permitida a participação de estagiários. Porém, houve toda uma
reorganização por parte do CRP por causa da pandemia e, este ano, tivemos cinco
psicólogas prestando atendimento e em torno de sete estagiários que fazem o
último ano do curso de Psicologia, além dos meus alunos estagiários.
CR –
Qual o perfil das pessoas que procuram o Plantão Psicológico?
SS –
Neste ano, ainda não fechamos os dados relacionados ao perfil porque, como
disse anteriormente, o atendimento foi até quarta-feira da semana passada. Mas,
com relação à demanda de 2021, o Plantão Psicológico atendeu pessoas de 18 a 84
anos (jovens, jovens-adultos, adultos e idosos). Entretanto, a média de idade é
de 30 anos. Embora homens procurem o serviço, a maioria é de mulheres. Outro
dado importante: a maior parte das pessoas atendidas pertencem à classe social
menos favorecida economicamente. Observou-se que, no ano passado, 43% das
pessoas atendidas tinham renda mensal de 1 a 3 salários mínimos.
CR –
A maior demanda do Plantão Psicológico é de João Pessoa?
SS –
Sim, porém, com o atendimento on-line, expandiu-se, havendo procura de pessoas
do interior da Paraíba, de estados vizinhos como Rio Grande do Norte e
Pernambuco, São Paulo, da região Norte e até que falam a Língua Portuguesa e
moram em outros países. A busca tem sido grande. No ano passado, foram
registradas 254 pessoas, porém, como dá direito a retorno, a totalização fechou
em 311. Neste ano, embora o total ainda não tenha sido fechado, a demanda ficará
em torno de 270, no entanto, levando-se em conta o retorno, deverá perfazer 340 o número de atendidos.
CR –
Há previsão de retomada de atendimento presencial?
SS –
Tao logo sejam atestadas as condições de biossegurança da UFPB no que diz
respeito à pandemia. Mas, a expectativa é que retorne no primeiro semestre de
2022, todavia não há data precisa. Enquanto isso, o Plantão Psicológico segue
on-line, como está sendo feito desde março do ano passado.
CR –
Professora Sandra, o Oh, que saúde! sente-se muito feliz em divulgar o projeto
que, ao longo desses 10 anos, tem acolhido e ajudado tantas pessoas em situação
de urgência psicológica.
SS –
Eu, como fundadora e coordenadora do Plantão Psicológico do Naepsi, agradeço
demais pelo espaço dado para a divulgação do serviço.
Redes Sociais do Plantão
Psicológico
Facebook - @naepsi.ufpb
YouTube - NAEPSI | UFPB
História da criação do Plantão Psicológico no Brasil
Surge em 1969 no
Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP), do Instituto de Psicologia da
Universidade de São Paulo (IPUS), criado e coordenado pela Professora Rachel
Lea Resenberg. Naquele momento, havia uma grande demanda, formavam-se enormes
filas. Isto chamou bastante a atenção para a necessidade de criação de um
serviço capaz de oferecer atendimento diferenciado para pessoas que viviam uma
situação de sofrimento psíquico e que necessitavam de intervenção psicológica
de emergência.
E
aí, gostou do conteúdo? Então curte e compartilha. Você vai ajudar na
divulgação desse projeto tão bacana desenvolvido na UFPB.
Por: Célia Rangel
Um serviço indispensável num momento tão premente.
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