A Golden Hour ou Hora Dourada, é a primeira hora de vida do bebê. O passo 4 dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Uma política exigida para todo o “Hospital Amigo da criança”, já determina o seguinte: “Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.”
Isso pode ser compreendido como colocar o bebê em contato pele a pele com sua mãe, imediatamente após o parto, por pelo menos 1 hora e incentivá-la a identificar se o bebê mostra sinais que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda, se necessário.
Seguir tais recomendações vai além da beleza de ver o grande encontro do binômio. Este é um momento singular que representa bem-estar e saúde, e que irá repercutir positivamente por toda a vida do bebê.
Conheça alguns benefícios desse momento precioso:
Mantém o bebê aquecido;
Estabiliza a respiração e a frequência cardíaca;
Propicia que mãe e filho se conheçam e fortaleçam vínculo;
O bebê aprende a mamar de maneira mais eficiente;
Beneficia, em especial, o bebê de baixo peso, que corre mais risco de morrer e necessita de mais apoio para realizar uma sucção efetiva;
Ajuda na prevenção da hemorragia pós-parto;
Aumenta a produção do leite materno;
O colostro é a primeira imunização do recém-nascido;
Estabelece os níveis de glicose;
Reduz risco de icterícia do recém-nascido.
Você já sabia da importância da Golden Hour? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar com as amigas gestantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário