Por: Célia Rangel
“Por causa de problemas relacionados ao baixo número de plaquetas, o que me faz sentir cansado e fraco, vou ao Hemocentro duas vezes por semana para tomar transfusão de sangue. Dependo totalmente das doações. Esse ato de amor ao próximo é o que me mantém vivo, assim como acontece com outras pessoas. Por isso, apelo para sua sensibilidade, principalmente nesse momento em que os estoques na unidade de João Pessoa caíram significativamente”, ressalta Hugo Nascimento.
O Hemocentro de João Pessoa atende à demanda de urgência e emergência dos hospitais da Capital, dos pacientes com doenças crônicas que precisam de tratamento planejado, como também dos Hemonúcleos. A conscientização da população no que se refere a doações periódicas é muito importante para a manutenção do estoque, e está sendo reforçada neste mês quando é realizada a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da doação de sangue.
Shirlene Gadelha, diretora do Hemocentro da Paraíba, faz um apelo à população. “Estamos em sinal de alerta. Nosso estoque de A-¬ e O- está zerado. Vamos fazer uma corrente solidária de amor. Você sabia que em uma única doação consegue salvar até quatro vidas? As pessoas precisam do sangue que corre nas suas veias. Sensibilize-se com essa causa. Faça parceria conosco. Vá até a nossa unidade. Sua doação também pode ser agendada pelo telefone”, reforça.
Medidas de segurança reforçadas
Shirlene também tranquiliza a população no que diz respeito aos protocolos de prevenção contra o coronavírus, não somente com relação à unidade daqui de João Pessoa, como também em todas as outras do interior da Paraíba. Ela ressalta que as medidas de segurança são seguidas rigorosamente.
Doações de sangue à unidade de João Pessoa
Aqui na Capital, o Hemocentro localiza-se na Avenida Dom Pedro II – Centro, Fone: 3133-3463. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7 às 17h30 e sábado das 7h às 12h. Você ainda pode agendar sua doação através do telefone número 3133-3473, informando seu nome, dia e horário da doação. Esse serviço também está disponível nos horários acima citados. O Hemocentro está de portas abertas para receber sua doação.
Critérios básicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para doação de sangue
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem comparecer acompanhado dos pais ou responsáveis legais);
- A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos;
- É preciso levar documento oficial e original com foto;
- Pesar acima de 50 Kg;
- Não estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado;
- É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Voluntários com sintomas de gripe, coriza ou tosse não podem doar sangue;
- Pessoas com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 não podem doar sangue. O tempo de inaptidão é de 30 dias;
- Não ter sido vacinado contra Influenza nas últimas 48 horas;
- A última doação deve ter sido feita há mais de 90 dias no caso de mulheres e mais de 60 dias para homens;
- Pessoas com doenças como diabetes, AIDS, Hepatite, Sífilis, Doença de Chagas, Malária, Câncer e Hipertireoidismo não podem doar sangue.
Redução do número de doações por causa da pandemia
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o surgimento da pandemia do coronavírus afastou os doadores de sangue dos hemocentros. As estimativas do MS apontam para redução de até 20% no que se refere ao número de doações no País em 2020 com relação a 2019. E a situação atual continua preocupante, pois é de baixa nos estoques. Ainda de acordo com o Ministério, apenas 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, e Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que 5% da população de um país seja doadora de sangue.
O Oh, que saúde é parceiro do Hemocentro. Junte-se a nós nessa corrente do bem! Curta e compartilhe este conteúdo.
Fontes:
- OMS
- MS
- Hemocentro da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário